Artigos

11 coisas que mudarão em você depois de se tornar um policial

De vez em quanto eu sinto saudade dos dias felizes de ignorância, de quando eu ainda não era policial

17 anos atrás, um jovem otimista e com os olhos brilhando, vestido com suas melhores roupas, chegou para seu primeiro dia na Academia de Polícia.

A ele foram contadas histórias incríveis sobre desvendar crimes, prender bandidos e proteger sua comunidade. Ele aguardava com expectativa, para ter um impacto positivo.

Loja Força e Honra

Hoje nós lamentamos a perda desse jovem.

Confira algumas coisas que mudarão em você (e naqueles que você ama) depois de se tornar um policial.

  1. VOCÊ VISUALIZARÁ UM PLANO DE AÇÃO, ONDE QUER QUE VOCÊ ESTEJA.

Todo domingo eu vou à igreja. Todo domingo eu visualizo um plano de ataque/fuga caso alguém entre lá e comece a atirar. Eu não fazia isso 17 anos atrás.

  1. SERÁ DIFÍCIL SE ACOSTUMAR A DIRIGIR SEU CARRO PARTICULAR FORA DO SERVIÇO.

Quando eu estou dirigindo meu carro particular e vejo alguém cometendo uma infração, eu instintivamente tento ligar a sirene e o giroflex, mesmo sabendo que eles não são itens de série no meu Siena 2009. Eu culpo os últimos nove anos trabalhando em viaturas por esse comportamento.

  1. VOCÊ MONITORARÁ A MULTIDÃO EM EVENTOS.

Se você se encontrar em um evento com uma grande multidão, você não consegue deixar de olhar as mãos e a cintura de todo mundo. Força do hábito.

  1. VOCÊ OLHARÁ AS PESSOAS DENTRO DOS OLHOS.

Quando você fala com alguém, não importa a circunstância, você olha para os olhos dela para ver o tamanho de suas pupilas. As pessoas acham isso assustador.

  1. VOCÊ IRÁ ESCUTAR MUITO SOBRE “UM POLICIAL”.

Qualquer pessoa que você conheça, até o fim dos seus dias, vai querer te contar sobre “um policial” que a tratou mal ou sobre como uma vez ela recebeu uma multa mas “era completamente desnecessária”.

  1. E VOCÊ IRÁ ESCUTAR MUITO SOBRE O POLICIAL NA FAMÍLIA DELA.

A pessoa do item 5 também terá um primo de segundo grau, que trabalha no Oiapoque, e é policial. Essa pessoa irá te perguntar se você conhece o primo dela de segundo grau. Do Oiapoque. Onde você nunca esteve.

  1. VOCÊ REAGIRÁ ÀS NOTÍCIAS DE FORMA DIFERENTE.

Que Deus te proteja de assistir jornais, mas caso você cometa esse erro, as notícias terão outro significado para você. Seu conceito de “vítima” é absolutamente diferente do dos seus vizinhos.

  1. ÀS VEZES VOCÊ DESEJARÁ FICAR SOZINHO.

Durante o serviço, você se sentirá vivo, energizado e pronto para qualquer coisa. Assim que você chega em casa, você quer fechar a porta para o mundo, não responder a perguntas e ser deixado sozinho. Normalmente é nesse momento que sua família mais precisa de você.

  1. VOCÊ SÓ TERÁ AMIGOS POLICIAIS.

Seus amigos (ao menos inicialmente) provavelmente serão outros policiais… em detrimento de amizades anteriores.

  1. CONVERSAS SERÃO DIFERENTES.

Você começará a enxergar toda conversa como uma entrevista ou um interrogatório.

  1. VOCÊ TAMBÉM MUDARÁ SUA ESPOSA(O).

Se você é casado, é muito provável que sua esposa(o) vá começar a adotar alguns dos itens acima simplesmente por conviver com sua rotina maluca.

As boas notícias são: não será sempre que essas coisas irão acontecer. Claro, eu provavelmente vou fazer o item 2 no caminho para minha casa amanhã, mas eu aprendi a estar ciente do “modo policial” e julgar quando é ou não é o momento apropriado de utilizá-lo.

Inconscientemente e involuntariamente eu mudei minha esposa também. Ela não é mais a mulher inocente e ingênua que era. Ela é a esposa de um policial. Ela sabe como as coisas funcionam e se adaptou perfeitamente a isso.

Entretanto, de vez em quando, eu sinto saudade dos meus dias de ignorância.

Gostou desse artigo? Nos siga no Facebook e acompanhe artigos como esse e muito mais conteúdo exclusivo.

Este artigo foi publicado originalmente por PoliceOne, a principal fonte online de informações para policiais, e foi traduzido e adaptado pelo Força e Honra (www.SejaForcaeHonra.com.br) em parceria e com autorização da equipe editorial do PoliceOne. Visite www.PoliceOne.com para acessar notícias, comentários, informações educativas, e material de treinamento que ajudam policiais a protegerem suas comunidades e se manterem seguros nas ruas.

Comments

  1. Adalberto Miguez Reply

    É por aí mesmo. Muda o comportamento, mas não muda a essência. Você já nasceu com essa vocação, portanto não mudará muito. Mas, é bem por aí mesmo.

Write A Comment

%d blogueiros gostam disto: