Policiais que utilizam câmeras de vídeo em suas ações têm queda radical no número de reclamações

Um estudo da Universidade de Cambridge demonstrou uma redução de 93% de reclamações feitas contra policiais que utilizam câmeras de vídeo ostensivas

Um estudo realizado pela Universidade de Cambridge, com policiais britânicos e americanos, demonstrou uma redução de 93% de reclamações feitas contra policiais que utilizam câmeras de vídeo ostensivas.

Durante um ano os pesquisadores acompanharam ocorrências em que havia o uso da força nas quais os policiais utilizavam alguma câmera de vídeo ostensiva (normalmente presa ao uniforme). Os resultados foram comparados com o mesmo tipo de ocorrências, porém sem o uso da câmera e demonstraram uma redução de 93% do número de reclamações contra a atuação policial quando as ocorrências eram filmadas.

Os pesquisadores concluíram que ao saberem que estão sendo gravadas as pessoas tendem a agir de forma mais consciente, tanto os abordados quanto os policiais. Esse seria o principal motivo para essas câmeras serem uma ótima ferramenta preventiva, as pessoas tendem a mudar seu comportamento ao saberem que suas ações serão filmadas e podem ser analisadas por outras pessoas posteriormente.

Você utiliza câmeras durante o serviço? O que acha dessa ideia?

fonte da pesquisa: http://link.springer.com/article/10.1007/s10940-014-9236-3

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s