10 conselhos para novos (e velhos) Sargentos

Pelos últimos dois anos eu venho trabalhando como Sargento na área de Ensino e Treinamento. Tem sido prazeroso saber que eu tenho ajudado a causar um impacto positivo no futuro da minha Unidade ao treinar seus novos líderes. Eu encaro essa responsabilidade como vital porque se eu não fizer um bom trabalho, eu não estarei afetando apenas os novos Sargentos, mas a todos os policiais que servirão sob o seu comando.

Já que estamos falando sobre isso, explico como a minha Unidade lida com o treinamento de Sargentos. Resumidamente, o treinamento possui uma duração de 5 semanas, sendo cada semana sob responsabilidade de um Sargento-instrutor diferente. Ao final de cada semana, o instrutor completa um relatório de atividades, resumindo e pontuando tudo o que foi feito pelo Sargento aluno. Enquanto escrevia alguns desses relatórios pude perceber que há certos conselhos que se repetem para todos os Sargentos que eu ajudo a formar.

Então, aqui estão meus 10 conselhos para os novos (e velhos) Sargentos…

  1. Sargentos bem-sucedidos gastam 80% de seu tempo trabalhando com pessoas e 20% fazendo todas as outras coisas. Sargentos que falham em inspirar seus subordinados possuem equipes fragmentadas, com policiais focados em tudo, menos em pessoas e em construir relacionamentos.
  1. Sargentos bem-sucedidos sempre encontram uma maneira de ensinar seus policiais a tomarem melhores decisões, com bom senso, e a não agirem como robôs que repetem sempre o mesmo procedimento. Quando surgem oportunidades, Sargentos devem explicar a maneira como tomam decisões difíceis, deixando claro tudo aquilo que levam em consideração antes de agirem. Dessa forma, quando seus subordinados deparam com situações semelhantes eles buscam aplicar os mesmos procedimentos.
  1. Sargentos bem-sucedidos nunca desperdiçam o tempo de instrução. Sempre haverá algo que precisa ser discutido, debatido, treinado ou aprendido durante a instrução. Esta é uma das poucas oportunidades em que os Sargentos possuem a atenção de todos da equipe voltada para ele. Aproveitem ao máximo tal oportunidade.
  1. Sargentos bem-sucedidos compreendem que o serviço policial é uma atividade complicada. Tanto Sargentos quanto os demais policiais irão cometer erros em algum momento. Não escondam esses erros. Compartilhe-os abertamente e transforme-os em oportunidades para aprendizado, sempre focando no aprimoramento da equipe. Não há problemas em cometer erros, apenas não deixe que os mesmos erros aconteçam mais de uma vez.
  1. Sargentos bem-sucedidos reconhecem, recompensam e valorizam bons serviços realizados pelos seus policiais. Eles usam todos os métodos disponíveis em suas Unidades para que isso aconteça todas as vezes que um policial fizer além do que lhe foi demandado. Isso não somente criará um ambiente mais positivo, mas também estimula outros policiais a se empenharem um pouco mais no cumprimento de suas atribuições. Lembre-se: todo comportamento recompensado tende a ser repetido.
  1. Sargentos bem-sucedidos possuem uma visão clara do tipo de cultura que eles querem em sua equipe. A cultura da equipe pode ser definida pelo conjunto de ações, atitudes e esforços feitos por cada policial. Se você pedir para algum outro Sargento descrever sua equipe em quatro palavras, quais ele usaria? Essa é a cultura da sua equipe. Se você não gosta dessas palavras, precisa fazer alguma coisa a respeito.
  1. Sargentos bem-sucedidos não lideram de suas mesas. Eles estão nas ruas com seus policiais e encontram maneiras de servir seus subordinados durante cada turno. Eles nunca pensam que são bons demais para o tipo de serviço realizado pelos outros policiais. Eles estão sempre juntos de sua tropa e não pensam duas vezes em realizar o serviço pesado juntamente com sua equipe.
  1. Sargentos bem-sucedidos reconhecem que suas ações, atitudes e esforços dizem aos seus policiais o quão importante eles são para o seu líder. Se um sargento fala negativamente sobre sua escala, alguma situação dentro da sua Unidade ou algum outro aspecto do seu trabalho, ele não ficará surpreso se policiais da sua equipe tiverem a mesma opinião que ele ou se agirem abertamente com base naquele tipo de opinião. Negatividade gera negatividade.
  1. Sargentos bem-sucedidos conhecem suas fraquezas e procuram maneiras de compensar nessas áreas. Se eles não são tão bons em táticas e técnicas policiais, eles conversam com policiais de unidades especializadas sobre alguns tipos de ocorrências e as melhores maneiras de lidar com elas. Se eles não são tão bons em legislação de trânsito, eles conversam com policiais que possuem conhecimento do assunto. O aspecto mais importante desse conselho é que o Sargento nunca deve fingir que possui conhecimento sobre algo e então oferecer maus conselhos para sua equipe. Isso irá matar sua credibilidade. Se um policial possui uma questão que o Sargento não sabe a resposta, a melhor coisa que ele pode fazer é dizer: “Está é uma ótima pergunta. Eu não sei responde-la, mas eu conheço alguém que saberá. Aguarde e eu lhe darei retorno”.
  1. Sargentos bem-sucedidos nunca permitem que eles mesmos ou os policiais de sua equipe parem de aprender. No exato momento em que o Sargento pensa que sabe de tudo, ele começa a se deslizar para a mediocridade. Um Sargento valoriza o treinamento e percebe que quanto mais treinamento ele fornecer para sua equipe, melhores serão os seus policiais e os serviços que eles realizam.

Continue salvando o mundo, uma ocorrência de cada vez, e sempre LIDERE!


Gostou desse artigo?  Siga-nos no Facebook para ter acesso a artigos como esse e também a conteúdos exclusivos.


Este artigo foi publicado originalmente por LawOfficer, uma das principais fontes online de informações para policiais, e foi traduzido e adaptado pelo Força e Honra (www.SejaForcaeHonra.com.br). Visite www.LawOfficer.com para acessar notícias, comentários, informações educativas, e material de treinamento que ajudam policiais a protegerem suas comunidades e se manterem seguros nas ruas.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s