4 hábitos saudáveis para policiais prevenirem e combaterem a obesidade

Hoje o Brasil vive uma epidemia de obesidade. De acordo com o IBGE, um quinto dos brasileiros são obesos. Esse é um sério problema que também afeta policiais, principalmente pelas longas jornadas de trabalho, turnos variáveis e stress.

Essa ameaça à saúde de policiais exige ação. Começar é difícil – fazer uma mudança de estilo de vida requer uma mudança na mentalidade – mas essa não é uma luta que os policiais estão destinados a perder. Há algumas medidas simples que todo policial pode tomar para melhorar sua saúde física – da alimentação à atividade física. Tudo começa com autorreflexão, aceitação e dedicação para fazer mudanças de estilo de vida que irão beneficiar a saúde do policial. Aqui estão quatro hábitos saudáveis que todos policiais devem adotar para melhorar sua saúde e condicionamento físico. Antes de começar qualquer programa de treinamentos, consulte um profissional de educação física e um médico.

1. FAÇA TREINOS VARIADOS
É importantíssimo que policiais se exercitem regularmente todas as semanas, especialmente devido às exigências do trabalho. Existem vários tipos de treinos, mas a regra fundamental é que sua atividade física deve incluir um equilíbrio de dois tipos de treinos: cardio e força. Os treinos devem variar por que atividades repetitivas podem resultar em lesões e tédio. Iniciantes, ou pessoas que não tenham se exercitado nos últimos 30 dias, devem começar devagar para adquirirem resistência. Intermediários e avançados em atividades físicas também precisam varias seus treinos para fomentar o crescimento de novos músculos, prevenir lesões e a fadiga.

2. FAÇA TREINOS DE CARDIO
Atividades de cardio elevam sua frequência cardíaca e não se limitam a um tipo de exercício. A OMS recomenda um mínimo de 150 minutos de atividade de cardio por semana para todos os adultos. Isso deve ser distribuído em vários dias na semana e os exercícios devem variar em cada treino, semana ou mês. Realizar atividades variadas também vai prevenir lesões e evitar que o corpo se adapte muito a um tipo específico de treino. A ideia é manter seu corpo surpreso para fomentar o crescimento muscular, maximizando a queima de calorias e te desafiando fisicamente. Treinos de cardio incluem pular corda, ciclismo, kettlebell, corrida, polichinelos, remo e elíptico. Todos policiais precisam incluir cardio nos seus treinamentos. Variedade é a chave para uma mudança no estilo de vida.

3. INCORPORE TREINOS DE FORÇA
Todos policiais precisam levantar pesos ou fazer algum tipo de treino de força. Na média, estima-se que mais de 5% da massa muscular é perdida a cada dez anos depois dos 30 anos de idade. Por causa disso, é necessário tornar treinos de força parte de sua rotina de atividades. Um programa de treino de força balanceado atingirá grupos musculares de todo o corpo. Exemplos de treinos de força incluem supino, flexões, barras, rosca, extensão de trícpes, shoulder press, lunges, agachamentos e deadlifts. Até mesmo yoga é uma forma de treino de força.

4. USE OS ACESSÓRIOS ADEQUADOS
Atividades físicas requerem vários tipos de equipamentos. Por exemplo, corrida exige tênis apropriados e todo ciclista deve usar um capacete. Meias ou mangas de compressão ajudam a prevenir lesões musculares e um tapete de yoga evita um escorregão e te mantém concentrado. Outro equipamento que todo policial deveria considerar utilizar é uma pulseira digital própria para atividades físicas (como a Fitbit ou outra qualquer). Esses dispositivos te encorajam a se movimentar e ajudam a manter o foco. Muito embora eles não sejam 100% eficientes eles são uma excelente ferramenta para policiais utilizarem quando pretendem mudar o estilo de vida a monitorar suas conquistas físicas diárias.

Atividades físicas são uma mudança no estilo de vida para muitos policiais. Leva tempo para adotar a mentalidade do estilo de vida “fitness”, mas após algumas semanas de rotina tudo se torna um hábito.

Todos policiais precisam tornar a atividade física parte de suas rotinas e lutar contra a epidemia de obesidade. O condicionamento físico de um policial pode ser a diferença entre a vida e a morte.

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Este artigo foi publicado originalmente por PoliceOne, a principal fonte online de informações para policiais, e foi traduzido e adaptado pelo Força e Honra (www.SejaForcaeHonra.com.br) em parceria e com autorização da equipe editorial do PoliceOne. Visite www.PoliceOne.com para acessar notícias, comentários, informações educativas, e material de treinamento que ajudam policiais a protegerem suas comunidades e se manterem seguros nas ruas.
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