6 conselhos para policiais voltarem para casa em segurança depois de seu turno de serviço

Não importa quantos suspeitos você prenda ou persiga, sempre haverá outro

Antes de sair para o serviço, independentemente do turno, meu marido sempre fez questão de me dar um beijo e dizer “eu te amo”. Em algum momento de nossas vidas eu comecei a responder “prenda todos os bandidos”. A partir de então isso se tornou um hábito entre nós dois. O que nunca foi dito, mas sempre foi subentendido, foi “volte para mim”. Eu tive a sorte de entrar em um casamento com um policial com os olhos abertos. Eu compreendo o estilo de vida e o que esperar de ser esposa de um policial. Nem todas esposas estão nessa situação.

Então, sendo o policial do casal, lembre-se sempre que você escolheu sua carreira, sua esposa não escolheu a carreira, ela escolheu você. Você deve a ela fazer tudo que estiver ao seu alcance para garantir que retornará para  casa em segurança depois de cada turno de serviço.  As questões sobre segurança são bem conhecidas pelos policiais, mas aqui darei a perspectiva da esposa de um policial sobre o que esse assunto significa para nós que ficamos em casa.

Policiais são caçadores. Vocês procuram as partes da sociedade que o resto de nós tenta evitar. O que torna um caçador um bom caçador é o instinto predador. Mas é importante manter o controle sobre isso. É muito fácil deixar esse instinto primitivo te dominar, e num pico de adrenalina, sua racionalidade sai pela janela. Você não faz parte de um jogo de gato e rato. É mais algo como “prender a soltar”, e não importa quantos bandidos você prenda, sempre haverá outro. Você não pode sempre esperar por um sentimento de dever cumprido porque sempre haverá outro bandido pronto para ser preso. Você deve sempre se lembrar da promessa não declarada de voltar para casa depois de cada turno de serviço.

  1. USE O CINTO DE SEGURANÇA

A maioria de vocês passará grande parte do tempo em um veículo, e você deve sempre usar seu cinto de segurança. Isso não é negociável. Não interessa a pressa com que você esteja, gaste uma fração de segundo para colocar o cinto. Sem desculpas, sem exceções. Só a quantidade de tempo que um policial passa dentro de uma viatura em movimento aumenta a probabilidade de um acidente. A melhor maneira de evitar que um acidente se torne uma tragédia é utilizar seu cinto de segurança.

  1. CUIDADO COM A VELOCIDADE

Observe sua velocidade e obedeça todas as leis de trânsito. Você não será capaz de ajudar ninguém se você não chegar lá. Mesmo nas maiores prioridades, diminua a velocidade e chegue vivo. Se estiver sozinho na viatura, dirija ou fale no rádio. Já foi provado que independentemente do que você acha, ninguém é capaz de realizar multi tarefas. Assim que você tira sua atenção da estrada, especialmente em altas velocidades, a probabilidade de um acidente aumenta. Faça o que for preciso para diminuir a necessidade de fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Assim como celulares tiram a atenção de motoristas, seus equipamentos também tiram – e ainda mais.

  1. USE SEU COLETE

Pode parecer meio banal, mas tome boas decisões. Isso começa por usar seu colete. Se você está armado e identificado como um policial, então você é um alvo em potencial. Eu sei que coletes são quentes, pesados e desconfortáveis, mas eles são a melhor garantia contra o impensável. Novas tecnologias estão sendo desenvolvidas regularmente e ajudando a tornar os coletes balísticos mais funcionais e confortáveis.

  1. O QUE É IMPORTANTE AGORA? – VENCER

Faça manutenção regular do seu equipamento. Você testa seu giroflex e sirene antes de cada turno, mas quando foi a ultima vez que sua arma passou pelas mãos de um armeiro? Molas e outras peças devem ser trocadas regularmente. O som mais alto que você nunca quer ouvir é o silêncio da sua arma quando você realmente precisar.

Boas decisões passam pelo seu bem estar físico. Você também deve isso à sua família para proteger o bem estar financeiro deles. Isso significa que você precisa fazer seu dever de casa. Você está no negócio de aplicação da lei, então presume-se que você deve saber muito sobre leis. Você deve saber mais que somente a legislação que você aplica. Todo policial deve ser “fluente” em uso da força e em toda legislação que regula o uso da força. Infelizmente, você pode facilmente perder sua carreira, ou pior, devido à falta de informação ou de compreensão da lei.

  1. COMPLACÊNCIA MATA

Não se torne complacente. Nunca pense em uma abordagem ou blitz “de rotina”. Nós baseamos nossas ações e reações em nossas experiências passadas, e é da natureza humana ser preguiçoso e tentar sempre pegar atalhos. Resista a esse impulso com a maior força possível. Aquela blitz “de rotina” pode se tornar trágica em um piscar de olhos. E não é porque um indivíduo já conhecido é sempre abordado e nunca resiste que ele agirá assim dessa vez. Você deve tratar cada abordagem como se fosse a coisa mais importante. No fim das contas, ela é.

  1. CONSTRUA UM TIME DINÂMICO

Por fim, construa um time dinâmico. Nós gostamos de dizer que policiais são como uma família. Mas, você é empregado de um órgão do governo. Não desperdice seu amor com um órgão público porque ele é incapaz de retribuí-lo. Entretanto, o amor e a lealdade que você sente por seus companheiros são importantíssimos. Esses são os caras em quem você confia e que confiam em você para garantir que todos voltarão em segurança para casa depois de cada turno de serviço. Construir um time dinâmico não só te mantém mais seguro, isso também te torna mais produtivo e mais satisfeito com seu trabalho. Avance e seja um líder. Construa um ambiente de trabalho coeso. Isso ajudará sua carreira. Mas você nunca deve se esquecer do fato de que aqueles que verdadeiramente te amam estão esperando em casa.

Gostou desse artigo? Nos siga no Facebook e acompanhe artigos como esse e muito mais conteúdo exclusivo.

Este artigo foi publicado originalmente por PoliceOne, a principal fonte online de informações para policiais, e foi traduzido e adaptado pelo Força e Honra (www.SejaForcaeHonra.com.br) em parceria e com autorização da equipe editorial do PoliceOne. Visite www.PoliceOne.com para acessar notícias, comentários, informações educativas, e material de treinamento que ajudam policiais a protegerem suas comunidades e se manterem seguros nas ruas.

Chrystal

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s